Saltar para o conteúdo

Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo
Maciço
Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo
As Dolomitas na zona 31
País  Itália
Região Trentino-Alto Ádige - Véneto
Altitude 3,264 m
Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo está localizado em: Alpes
Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo
Localização nos Alpes
Coordenadas 46° 27′ 04″ N, 12° 16′ 03″ L
Coordenadas do Antelao

Os Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo (em italiano: Dolomiti di Sesto, di Braies e d'Ampezzo, e também conhecidas como Dolomiti Nord-orientali) são um maciço montanhoso que se encontra na região de Trentino-Alto Ádige de província de Trento, e na região de Véneto da província de Verona na Itália. O ponto mais alto é o Antelao com 3.264 m.

Localização

[editar | editar código-fonte]

Os Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo constituem a parte Nordeste da cordilheira das Dolomites e o nome provém do vale de Sesto, da comuna de Braies e da montanha Croda Rossa d'Ampezzo.

Estão rodeadas a Norte com os Alpes de Pusteria dos Alpes do Tauern ocidentais, a Leste pelos Alpes Cárnicos e a Sudoeste pelos Pré-Alpes Cárnicos ambos pertencentes aos Alpes Cárnicos e de Gail, a Sul os Dolomitas de Zoldo, e a Oeste os Dolomitas de Gardena e de Fassa.

A Subdivisão Orográfica Internacional Unificada do Sistema Alpino (SOIUSA) dividiu os Alpes em duas grandes Partes: Alpes Ocidentais e Alpes Orientais, separados pela linha formada pelo Rio Reno - Passo de Spluga - Lago de Como - Lago de Lecco.

A secção das Cordilheira das Dolomitas é formada pelos Dolomitas de Sesto, de Braies e de Ampezzo, Dolomitas de Zoldo, Dolomitas de Gardena e de Fassa, Dolomitas de Feltre e de Pale de São Martinho, e Dolomitas de Fiemme.

Classificação SOIUSA

[editar | editar código-fonte]

Segundo a SOIUSA este acidente geográfico é uma Sub-secção alpina com as seguintes características:

Referências